RVq



12:47, qui jan 2


O escritório da RVq estarïá fechado de 21 de dezembro a 05 de janeiro.
Processo ininterrupto de envio de MS e recebimento de e-mail.
(a ser processado no retorno em 6 de janeiro de 2025).

Artigos no prelo - Tecnologias Digitais no Ensino de Química


Tecnologias Digitais

Realidade Aumentada para a Abordagem de Reações Químicas: Uma Experiência Pedagógica no Ensino Médio

Luciano Silva de Miranda* ; Melquesedeque da Silva Freirea*

Augmented Reality (AR) has become a valuable tool in chemical education, providing an interactive way to visualize three-dimensional models of molecules and explore interactions across different levels of chemical knowledge through 3D projections.

http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20240064

Publicado online: dezembro 17, 2024
PDF

Um Estudo de Caso com o ChatGPT sobre Informações Incorretas: Explorando Possibilidades na Educação em Química

Diogo C. dos Santos ; Marcelo L. Eichler*

The gears of the informational disorder of chemical knowledge about human health and well-being, highlighting the dissemination of inadequate information on YouTube about sweeteners and alkaline diets.

http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20240065

Publicado online: dezembro 12, 2024
PDF

Análise Sistemática e Documental de Propostas Envolvendo o Ensino Híbrido Na Educação Superior em Química

Feliphe C. Belluci* ; Guilherme Gonçalves Costa ; Gildo Girotto Júnior

This work reports what is in discussion on the topic of blended learning in chemistry teaching in higher education through a systematic review of literature between 2019 and 2024.

http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20240063

Publicado online: dezembro 3, 2024
PDF

Classifique o Composto: Um Aplicativo para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem de Funções Inorgânicas

Gabrielle R. T. M. Ramos; Cherrine K. Pires* ; Janaina S. G. Gomes ; Gilberto D. Zanetti; Rita C. A. Martins

Creation and development of a game for smartphones and tablets aiming at the teaching and learning process of Chemistry.

http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20240061

Publicado online: novembro 29, 2024
PDF

Realidade Aumentada no Ensino de Química Orgânica: uma Abordagem Imersiva e Interativa para o Ensino de Isomeria Plana e Espacial

Pamela R. Patricio* ; Willian F. Reis; Rodrigo A. Castro; Gabriela M. P. C. Andrade

Utilização de realidade aumentada para o ensino de isomeria plana e espacial.

http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20240060

Publicado online: novembro 29, 2024
PDF Informação suplementar

Editoria da RVq - Editoria da RVq - PubliSBQ
Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,
Campus do Valonguinho, 24020-141, Centro, Niterói-RJ, Brasil
E-mail: rvq@sbq.org.br

GN1